Este trabalho integra-se na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento na turma 11ºE do Agrupamento de Escolas José Estêvão - Aveiro.
Neste contexto, pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
- Promovam uma cidadania democrática, incidindo especialmente sobre o espectro alargado dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, em todos os aspetos da vida das pessoas.
- Reconheçam que a cidadania democrática se centra, essencialmente, nos direitos e nas responsabilidades democráticos e na participação ativa nas esferas cívica, política, social, económica, jurídica e cultural da sociedade.
- Promovam a igualdade de direitos e deveres das alunas e dos alunos.
- Garantam as mesmas oportunidades educativas e opções profissionais e sociais, independentemente do género.
- Tenham consciência da realidade tendo em conta a evolução histórica, na perspetiva de uma alteração de atitudes e comportamentos.
- Conheçam os conceitos de identidade e pertença, cultura(s), pluralismo e diversidade cultural.
- Compreendam causas e formas de discriminação, racismo e xenofobia para se promover o diálogo intercultural (incluindo inter-religioso) e o fenómeno de globalização e a sua relação com migrações, etnicidade e inclusão.
- Tenham consciência e compreendam as causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização, com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável.
- Tornem os indivíduos conscientes sob o ponto de vista ambiental, promovendo valores, promovendo a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar as pessoas para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.
- Utilizem o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções.
- Adquiram capacidades fundamentais para a participação ativa na tomada de decisões fundamentadas no mundo atual.
- Adquiram conhecimentos, atitudes e valores que permitam fazer opções e a tomar decisões adequadas à saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.
- Tenham informações rigorosas relacionadas com a proteção da saúde e a prevenção do risco, nomeadamente na área da sexualidade, da violência, do comportamento alimentar, do consumo de substâncias, do sedentarismo e dos acidentes em contexto escolar e doméstico.
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